O escritório norueguês Snøhetta divulgou seu projeto para um novo edifício da Ford Motor Company, que faz parte da transformação do Campus de Pesquisa e Engenharia (R&E) da empresa em Dearborn, Michigan. Resultado de um processo de pesquisa e planejamento de três anos, o projeto foi desenvolvido em colaboração com o Grupo IBI, Ghafari e Arup, líder em sustentabilidade e engenharia.
Em sintonia com a aspiração da Ford de criar um ambiente que permita liderar a indústria automotiva para o futuro das tecnologias de mobilidade, bem como seu novo modelo de trabalho remoto, o projeto Snøhetta prevê a construção de um edifício Campus Central. Parte do plano diretor do Campus de Pesquisa e Engenharia, também projetado pelo Snøhetta, a nova estrutura é imaginada como um “recurso que oferece aos funcionários um espaço adequado para se reunir e facilitar o fluxo de ideias”.
O Edifício Campus Central transmite o legado e o futuro da Ford. Com base em um rico legado de confiança do consumidor e dos funcionários, o projeto foi concebido como um centro de excelência na cidade natal da companhia. O Centro é um compromisso renovado com os funcionários da Ford, criando um local de trabalho que prioriza as pessoas que também prepara a empresa para o futuro da inovação. – Snøhetta
O novo Edifício Campus Central terá capacidade para aproximadamente 6.400 funcionários de várias áreas da Ford, incluindo design e engenharia. Incluirá equipamentos, escritórios, estúdios de design, áreas de fabricação, laboratórios e pátios, distribuídos como uma rede para criar proximidade entre pessoas e produtos, permitindo que equipes interdisciplinares trabalhem juntas.
Dos interiores do Edifício Campus Central às fachadas, o projeto foi desenvolvido para expressar movimento. Liberdade de inovação e liberdade de movimento são conceitos interrelacionados, e o projeto de arquitetura e engenharia do Edifício Campus Central combina ambos. – Snøhetta
Fazendo a transição de um campus fechado para um aberto, o Edifício Campus Central estabelece uma nova frente pública para a Ford, voltada para o Museu Henry Ford e Greenfield Village.